NOSSO PORTAL

-PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS - A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E CONTEMPORÂNEAS DO RN, COM 66 BLOGS E MAIS DE 3 MIL LINKS. EQUIPE: STPM JOTA MARIA, JOTAEMESHON, JULLYETTH, JÚNIOR E JÚLIA – MOSSORÓ-RN

Quem sou eu

Minha foto
DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA, QUE ENVIOU SEU ÚNICO FILHO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ, NÃO PAREÇA, MAS, TENHA VIDA ETERNA

terça-feira, 2 de setembro de 2014

REVISTAS ÍNTIMAS: CONSELHO RECOMENDA O FIM

O Conselho Nacional de Políticas Criminais e Penitenciárias (CNPCP), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Justiça, aprovou uma recomendação para o fim de práticas consideradas vexatórias durante visitas às unidades prisionais. A medida atende uma discussão que envolve a administração pública e a sociedade, sobretudo familiares de internos custodiados em unidades penitenciárias nos estados.
A decisão do CNPC estabelece que “a verificação para controle de acesso aos estabelecimentos penais não deve ofender a dignidade da pessoa humana, garantida na Constituição Federal”. A medida, assinada pelo presidente do Conselho, o defensor público paulista Luiz Antônio Silva Bressane, considera como práticas de revista vexatória, desumana ou degradante “o desnudamento total ou parcial; a obrigatoriedade de agachamento ou saltos; qualquer conduta que implique a introdução de objetos em pessoas; e o uso de animais farejadores, ainda que treinados”.
“É salutar que o CNPCP faça uso de sua relevância para pautar uma questão tão sensível, pois o fim da revista vexatória tem o objetivo de preservar a dignidade, inviolabilidade da intimidade e honra das pessoas que, por quaisquer motivos, necessitem ingressar em um estabelecimento prisional”, avaliou Bressane.

A recomendação do CNPCP deve ser implantada pelas administrações penitenciárias dos estados, cabendo a estes órgãos o estabelecimento de medidas de segurança e de controle de acesso às unidades prisionais, sem violar o princípio constitucional da integridade da pessoa.
A recomendação do Conselho teve proposta e relatoria da conselheira e secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, que vem implantando de maneira integrada o uso de body scanneres nas principais unidades prisionais do estado. Ela regulamentou, por meio de portaria, publicada no Diário Oficial, o fim da revista íntima no Ceará.
O Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ) possui uma política de repasse de recursos para os estados a fim de incentivar a compra de scanners para as revistas nos presídios.
O CNCPC é um órgão colegiado formado por dezoito membros e contribui com o Ministério da Justiça para a formulação das políticas penitenciárias, particularmente em relação à execução penal, à administração da justiça criminal e à prevenção de delitos.
Fonte:Site do Ministério da Justiça - Foto:Folha Granjense - EXTRAÍDO DO BLOG ALEXANDRIA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 62 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 28 DE DEZEMBRO DE 2008

PORTAL TERRAS POTIGUIARES NEWS

MILITARISMO

HOMICÍDIOS

HOMICÍDIOS

DELEGACIAS MUNICIPAIS

CLIQUE DETRAN

SETOR PENITENCIÁRIO