NOSSO PORTAL

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS - A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E CONTEMPORÂNEAS DO RN, COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS. EQUIPE: STPM JOTA MARIA, JOTAEMESHON, JULLYETTH, JÚNIOR E JÚLIA – MOSSORÓ-RN

VISITE O BLOG VETERANOS POTIGUARES

VISITE O LINK PRACINHAS POTIGUARES

SOBRE O RESPONSÁVEL DESTE BLOG

VISUALIZAÇÕES

Quem sou eu

Minha foto
DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA, QUE ENVIOU SEU ÚNICO FILHO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ, NÃO PAREÇA, MAS, TENHA VIDA ETERNA

SEGUIDORES DO LINK RN SEGURANÇA

PESSOAS ONLINE

AQUI VAMOS DESTACAR OS ASSUNTOS DE SEGURANÇA PÚBLICA: POLÍCIA MILITAR, POLÍCIA CIVIL, POLÍCIA PENAL, POLÍCIA FEDERAL, POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL E FEDERAL; CORPO DE BOMBEIROS MILITAR, EXÉRCITO, MARINHA, AERONÁUTICA E GUARDA MUNICIPAL, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

terça-feira, 2 de setembro de 2014

REVISTAS ÍNTIMAS: CONSELHO RECOMENDA O FIM

O Conselho Nacional de Políticas Criminais e Penitenciárias (CNPCP), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Justiça, aprovou uma recomendação para o fim de práticas consideradas vexatórias durante visitas às unidades prisionais. A medida atende uma discussão que envolve a administração pública e a sociedade, sobretudo familiares de internos custodiados em unidades penitenciárias nos estados.
A decisão do CNPC estabelece que “a verificação para controle de acesso aos estabelecimentos penais não deve ofender a dignidade da pessoa humana, garantida na Constituição Federal”. A medida, assinada pelo presidente do Conselho, o defensor público paulista Luiz Antônio Silva Bressane, considera como práticas de revista vexatória, desumana ou degradante “o desnudamento total ou parcial; a obrigatoriedade de agachamento ou saltos; qualquer conduta que implique a introdução de objetos em pessoas; e o uso de animais farejadores, ainda que treinados”.
“É salutar que o CNPCP faça uso de sua relevância para pautar uma questão tão sensível, pois o fim da revista vexatória tem o objetivo de preservar a dignidade, inviolabilidade da intimidade e honra das pessoas que, por quaisquer motivos, necessitem ingressar em um estabelecimento prisional”, avaliou Bressane.

A recomendação do CNPCP deve ser implantada pelas administrações penitenciárias dos estados, cabendo a estes órgãos o estabelecimento de medidas de segurança e de controle de acesso às unidades prisionais, sem violar o princípio constitucional da integridade da pessoa.
A recomendação do Conselho teve proposta e relatoria da conselheira e secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, que vem implantando de maneira integrada o uso de body scanneres nas principais unidades prisionais do estado. Ela regulamentou, por meio de portaria, publicada no Diário Oficial, o fim da revista íntima no Ceará.
O Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ) possui uma política de repasse de recursos para os estados a fim de incentivar a compra de scanners para as revistas nos presídios.
O CNCPC é um órgão colegiado formado por dezoito membros e contribui com o Ministério da Justiça para a formulação das políticas penitenciárias, particularmente em relação à execução penal, à administração da justiça criminal e à prevenção de delitos.
Fonte:Site do Ministério da Justiça - Foto:Folha Granjense - EXTRAÍDO DO BLOG ALEXANDRIA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

RN SEGURANÇA PÚBLICA

RN SEGURANÇA PÚBLICA
A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES REFERENTE A SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO FRANDE DO NORTE, COM 8 BLOGS> 1 AQUI SEGURANÇA, 2 - CORPO DE BOMBEIROS MILITAR, 3 - POLÍCIA CIVIL, 4 - POLÍCIA MILITAR, 5 - POLICIAL MILITAR, 6 - RN MILITARISMO, 7 - RN SEGURANÇA e 8 - VETERANOS POTIGUARES

PORTAL TERRAS POTIGUIARES NEWS

RELÓGIO

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

MILITARISMO

HOMICÍDIOS

HOMICÍDIOS

DELEGACIAS MUNICIPAIS

CLIQUE DETRAN

SETOR PENITENCIÁRIO